| 02/02/2004 21h56min
Ainda engrenando no Campeonato Catarinense, o Figueirense dá uma pausa na disputa estadual para iniciar a sua sexta participação consecutiva na Copa do Brasil. O alvinegro estréia na competição nacional nesta quarta, dia 4, contra o São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul.
Se vencer, o bicampeão catarinense enfrenta o vencedor do confronto entre Tuna Luso e Palmeiras. A delegação alvinegra embarca na manhã desta terça para a cidade gaúcha.
Nos dois últimos anos, teve o seu melhor desempenho na competição, alcançando as oitavas-de-final. Em ambas, foi eliminado pelo São Paulo.
Menos mal que, dessa vez, o pesadelo alvinegro não vai se repetir: o tricolor paulista não participa da Copa do Brasil, pois está na Libertadores.
Esta será a 26ª edição da Copa do Brasil, a segunda competição mais importante do futebol nacional, que distribui uma vaga, ao campeão, para a Libertadores de 2005. A Copa mantém a fórmula do ano passado, com a presença de 64 clubes e o critério técnico na definição dos participantes.
Os 10 primeiros colocados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), excluindo os participantes na Copa Libertadores deste ano, têm vaga garantida.
São, pela ordem: Grêmio, Corinthians, Vasco, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Guarani, Botafogo e Fluminense. Para distribuir as outras 54 vagas, a CBF utilizou o ranking de estados.
Os cinco primeiros dessa lista – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná – recebem três vagas.
Outros 17 estados, incluindo Santa Catarina, têm duas vagas. Os dois clubes catarinenses são Figueirense e Caxias, os finalistas do Catarinense 2003. O Caxias recebe o Fluminense, nesta quarta, em Joinville.
Finalmente, os cinco estados com pior colocação no ranking – Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins – têm um time cada. As federações utilizaram diferentes critérios para escolher seus representantes. Alguns usam a classificação dos estaduais e outros organizaram competições paralelas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.